Vacina de reforço bivalente contra Covid-19 chega a marca de um milhão de doses aplicadas

Por Portal Opinião Pública 09/03/2023 - 09:52 hs
Foto: Julia Prado - MS / Reprodução
Vacina de reforço bivalente contra Covid-19 chega a marca de um milhão de doses aplicadas
Vacinação com doses bivalentes estão sendo aplicadas em grupos prioritários

O Ministério da Saúde confirmou que mais de um milhão de doses de reforço das vacinas bivalentes contra a Covid-19 foram aplicadas no público prioritário. De acordo com a pasta, a marca foi atingida no último sábado (4), cinco dias depois do início do Movimento Nacional pela Vacinação, ação de conscientização sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada.

Ao todo, a pasta afirmou que distribuiu 19 milhões de doses de vacinas bivalentes contra a Covid-19 a todas as unidades federativas do país, de forma a manter os estoques abastecidos. O envio de novas doses vai ocorrer gradualmente, de acordo com o público-alvo planejado e a capacidade de armazenamento de cada estado. Segundo o Ministério, pesquisas já realizadas apontam que a estratégia de aplicação de doses de reforço eleva a efetividade das vacinas para prevenção das formas graves do Sars-CoV-2, principalmente nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), hospitalizações e mortes.

Neste primeiro momento, estão sendo vacinadas pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença: idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Em seguida, conforme o avanço da campanha, outros grupos prioritários serão imunizados e devem ficar atentos às informações de seus municípios para saber o momento de procurar uma unidade de saúde. Em Mauá, pessoas com mais de 60 anos já estão sendo imunizadas desde sábado.

O Ministério da Saúde ainda alertou que tanto as vacinas bivalentes quanto as monovalentes são igualmente eficazes e protegem contra a Covid-19 e recomendou que quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, procure uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.